Tesouro Direto: cuidado com a marcação a mercado!
Atualizado: 19 de set.
Uma dica importante para o investidor do Tesouro Direto é entender como funciona a marcação a mercado.
Quando se faz um investimento no Tesouro Direto a rentabilidade contratada somente é garantida para o final do contrato! Isto é muito importante, pois se você precisar resgatar o investimento antes podem haver perdas e/ou ganhos inesperados!
Portanto todo cuidado é pouco ao investir nas alternativas disponíveis do Tesouro Direto que envolvam investimentos em títulos pré-fixados e com variação pelo IPCA, pois os riscos com o aumento e/ou queda da taxa de juros entre a data da aplicação e a data de vencimento do título podem levar a grandes surpresas!
Hoje temos os títulos abaixo negociados nas seguintes taxas:
Um exemplo onde temos perda com a marcação a mercado
O Tesouro IPCA+ 2026 foi contratado em em 18/05/2021 com a taxa de IPCA+ 3,44% e hoje a taxa é IPCA+ 4,65%, portanto o título se desvalorizou e a taxa para quem vai investir agora é maior!
Caso se queira se desfazer do título com antecedência, na data de hoje, a rentabilidade auferida seria de IPCA -18,79%.
No gráfico isto pode ser visto de forma mais clara:
Um exemplo com ganho na marcação ao mercado
Neste exemplo foi feito um investimento em IPCA+ 2035 com a taxa de +5,57% em 25/05/2017 e hoje este título é negociado com a taxa de +4,80%, portanto houve valorização do título e eu não preciso mais esperar até 2035 para obter esta rentabilidade.
Na verdade se vender o título hoje vamos auferir uma rentabilidade de IPCA+ 7,77%!
No gráfico abaixo observamos os efeitos positivos da marcação a mercado neste caso.
Portanto ficar atento às taxas de juros é importante para que você tenha sucesso em seus investimentos, principalmente no momento em que estamos vivendo onde temos taxas de juros negativas no Brasil e no mundo.
No gráfico abaixo temos a evolução da taxa básica de juros (taxa Selic) no Brasil desde 2017.
O IPCA dos últimos 12 meses ficou em 8,99%, ou seja a taxa de juros real está negativa em 3,74%. Ou seja quem investiu em Tesouro Direto Selic está perdendo da inflação!
Links úteis:
Gostou do artigo? Leia mais sobre renda fixa:
Comentarios